quinta-feira, 8 de maio de 2014

69 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

 




O Oiapoque faz hoje 69 anos de idade. E essa postagem será uma homenagem pelo seu aniversário, gostaria de fazer algumas considerações como filho da terra.

Morei 18 anos no Oiapoque, passei a maior parte da minha vida nessa cidade, vivi muitas histórias. Conheci muitas pessoas, fiz grandes amigos. Moro fora do Estado atualmente, assim como muito dos seus filhos, meus irmãos. Porém mais do que para a cidade, na infraestrutura, essa data é importante para a população local, pois são os que fazem acontecer todas as atividades programadas durante as festividades em torno da data 23.

Claro que esse dia 23 pode passar em branco para muitos de espírito menos aventureiro, um dia a mais ou um dia a menos em seus calendários. Mas a história em si, a vida e a maturidade tem me ensinado que certas coisas são importantes guardar dentro do coração. Civilizações antigas cultuavam datas importantes de sua história, e mesmo em tempos atuais essa habito é muito comum no nosso tempo contemporâneo; sem esquecer que até a cidade do Grande Rei, O Senhor dos Senhores celebram com zelo suas datas sagradas até hoje. Então a meu ver, não é de uma pequenez tolice ou pensamentos afins, a iniciativa de se marcar, mesmo que virtualmente, presença nessa data tão importante para cidade. Pois com a notória realidade do alcance de todos pela internet, tempo e espaço são ideias bem distintas do mundo real, permitindo uma inteiração de todos em qualquer lugar da terra.

Cito agora uma parte do hino do Amapá, do Oiapoque e do Brasil respectivamente.
...
"Salve! Rico torrão do Amapá,
Solo fértil de imensos tesouros,
Os teus filhos alegres confiam
Num futuro repleto de louros."
...

...
"Tua gente é leal, é guerreira à tua espera,
Não conhece do destino a ironia"
...

...
"Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte"
...

Faço tais referencias para falar de todos os filhos do solo oiapoquense, principalmente os que se encontram fora da cidade, levando consigo um pouco ou muito do Oiapoque, filhos esses que saíram em busca de algo melhor, filhos esses tão sonhadores e repletos de expectativas que a nossa cidade não poderia os reter, e num gesto de gratidão e débito os entregou a novas terras, novos ares.

Gente leal e guerreira superando desafios, fincando residências permanente em todo lugar na terra, como resposta de capacidade e aptidão as canções que triunfavam a nossa queda e fracasso. Aos filhos da terra que alegremente confiam, não pelo o que é visto, nem pelo que é proposto, prometido ou assegurado. E sim exclusivamente por levarem consigo a Fé e a Esperança de desfrutarem um futuro repleto de louros, de glórias, de sucesso e de grandes realizações segundo seus próprios dons e destrezas. 

Tenho por certo da mão de Deus sobre o Oiapoque para um tempo muito melhor do que se encontra hoje. Sobre uma geração levantada que não temerá o pavor repentino, que voltará aos seus termos, para sua família e sua terra. Geração forjada para não fugir a luta, não anulando o fato de que muitos fugirão e sucumbirão pelo meio do caminho sem história e propósito, afinal a vida como um todo é uma estrada de duas vias. Contudo uma geração permanecerá de pé como referencia para a nova geração que já engatinha.

Alguns filhos e amantes do Oiapoque se disponibilizaram a marcar presença virtualmente nessa data comemorativa. E desde já agradeço a todos que participaram dessa homenagem, e aos que não puderam participar por motivos de força maior com suas dedicatórias, digo que podem enviar que postarei sem nenhum problema, mesmo que passado o dia do aniversário.


"Oiapoque, terras de Emiliano Martinica, que acolheu e habitam pessoas de várias partes do mundo. Salve o seu aniversário, que seja riquíssimo e prospero, com gente feliz e espírito de desbravadores."
Ivanildo Luz Macapá - Ap





"Desejo bons ventos a essa cidade que tanto quero bem, a qual devemos tratá-la com carinho, responsabilidade e respeito. 
'Essa cidade é o berço de todos os nossos ideais, vamos abraçá-la com carinho, vamos cuidar bem do nosso ninho, pois assim nossos sonhos serão reais.'  Musica: Zé Miguel."
 
Fabian Paixão Camaguey - Cuba





Alvaro Lima Macapá - Ap


Alvaro Lima Macapá - Ap



Ruthyrene Gomes Caiena - Guiana Francesa

Rutirène dos Santos Gomes Gomes Caiena - Guiana Francesa




Eliude Vianna Oiapoque - Ap



Natani Braga Oiapoque - Ap

Priscila, Tuani, Natani e Pâmela.




Elizabeth Cristiny G. Macedo Macapá - Ap

Augusto Rafael e Elizabeth Cristiny Macapá - Ap




"Parabéns Oiapoque. Lembro como se fosse hoje, tinha somente 4 ruas, o resto era caminho. Mas naquela época a diversão era o cinema, hoje a cidade cresceu muito. O Oiapoque é uma cidade maravilhosa, mãe de todos os imigrantes. Cidade abençoada por Deus. Tem tudo pra ser uma cidade de primeiro mundo. E aquela beira, por ser fronteira, era pra ser linda. Principalmente a ORLA que é o cartão postal da cidade. 
FELIZ ANIVERSÁRIO OIAPOQUE.
EU TE AMO."

Raimunda Queiroz Oiapoque - Ap




"Deixo aqui minha singela homenagem para esta cidade que tenho como se fosse do meu coração, me orgulho de ter crescido neste lugar, posso até não ter nascido, mas oiapoquense sou, minhas raízes preciosas, valores que não se compram. Quem diria que um dia, ao pisar nesta terra, chorava para retornar a cidade anterior, mas hoje mudou completamente, sinto como se fosse minha cidade natal, tenho um enorme carinho por esta terra. EU SONHO POR DIAS MELHORES!!!! Que DEUS abençoe este município e abra os olhos de nossas autoridades!!!"

Fabricio Paiva Macapá - Ap







“Minha terra morena, chuvosa e gostosa de viver. Apesar dos descasos que sofres, ainda provém a muitos lares o sustento, porque és farta. Mais um ano completas e por isso quero te agradecer. Obrigada Oiapoque, a casa do índio, por acolher a mim e aos meus."

"És tu, Oiapoque Bendito Por afeto e amor varonil Tu realças tão bem com as matas E o azul deste céu cor de anil" 
Lorrany Ataide Manaus - Am (foto extraída da net)



"A maior honra que pode me acontecer, de tantas que tenho experimentado e ainda estão por vim, é de findar os meus dias e ser velado nessa terra maravilhosa.
FELIZ ANIVERSÁRIO OIAPOQUE E QUE VENHAM OS 69 ANOS."
Celso Gués Teresina - Pi





Jonata Melo Teresina - Pi




"A cidade onde passei maior parte da minha infância, onde deixei muitos amigos e pessoas especiais, onde vivi coisas maravilhosas, talvez as melhores da minha vida. Nunca perdi as esperanças de um dia vê-la melhor. Com fé em Deus.
Silvia Morais Macapá - Ap

Silvia Morais Macapá - Ap





"Parabéns cidade acolhedora e promissora!! Acredito no teu Progresso que um dia terás o teu reconhecimento e o respeito que merece"

Raquel Lira Macapá - Ap






"Oiapoque minha terra querida. Que fui de partida para outro lugar, mas minhas raízes estão por lá. Espero voltar pra festejar e alegrar mais uma década."

Dayane Moraes Aparecida de Goiânia - Go

Dayane Moraes Aparecida de Goiânia - Go


Nenhum comentário:

Postar um comentário