sábado, 12 de maio de 2018

O DESCASO DA ESCOLA CAETANO DA SILVA


Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, uma das melhores escolas que eu estudei. Completei o ensino básico da 1ª a 4ª série nela, e tive que mudar para o colégio de cima (Joaquim Nabuco) porque não havia continuação do ensino fundamental nela (isso há uns 19 anos aproximadamente). Muitas lembranças BOAS dessa época, lembro de uma competição de conhecimento envolvendo os melhores alunos das quartas série do Caetano, Nabuco e da escola de Clevelândia, era na época dos jogos escolares. Eu estava naquele grupo de estudantes selecionados, participei da competição, e lembro que nós arrebentamos, foi incrível aquilo, nossos colegas vibrando e o troféu vindo para a nossa escola.

Certa vez, fui lavar as mãos no bebedouro após a refeição no intervalo, e quando sentir um cascudo na cabeça de uma já falecida professora, e começou a me ensinar lições de higiene pessoal e me repreendo severamente na frente de todos por lavar as mãos ali e não no banheiro, até hoje vejo com maus olhos aquela atitude, mas era assim naquela época, não havia espaço para os que muitos julgam ser hoje os “mimimis”. Apesar disso, uma coisa tenho por certo, eu jamais teria mudado para o colégio de cima se ali houvesse, o que tem hoje, a possibilidade de concluir o ensino fundamental e médio.

E de um tempo pra cá, ouvimos noticias de sucateamento das nossas escolas. O que não é novidade, lembro que meu primeiro ano no Nabuco na 5ª série foi horrível, todo aquele processo de adaptação, e sem contar que a escola sofria no período das chuvas, pois vazava água por todo que era lugar naquela escola. Mas o que impressiona é como o Oiapoque sofre com esses descasos na administração pública, pois aqui já é de conhecimento de todos que conhecemos somente duas estações na prática, o das chuvas que começa no final do ano até a metade do ano, e a época do sol vindo em seguida até o final do ano. E aqui o “inverno” é rigoroso, não facilita a vida pra ninguém, e se os políticos aprendesse com as formiguinhas, seriam espertos trabalhando no verão fazendo o que tinha que fazer e passaria pelo o inverno tranquilamente, mas não é assim que as coisas funcionam para nós, nesse pedacinho de terra chamada Oiapoque.

Fica aqui essa compilação de vídeos feito por Ney Cabral Rocha e postado no seu Facebook, e segue também o texto abaixo de sua autoria.

“Vejam a situação da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva em Oiapoque / Amapá.

Objetivo das postagens é divulgar ao máximo a situação de nossa escola, pois documentos e conversas, infelizmente, não sensibilizaram o Governo, esse é nosso ultimo recurso, se não resolver, resta LAMENTAR.

Para finalizar, um recado aos que vão dizer que estou "denegrindo" a imagem da escola, eu escolhi trabalhar nesta escola, AMO meus alunos, o projeto do Xadrez sofreu um impacto no seu melhor momento, portanto, não é com prazer que posto estes vídeos, pelo contrario,estou profundamente triste! Triste com o descaso do Governo e com as promessas da Secretária Gorete. E espero, sinceramente, que estes vídeos, ajudem de alguma a forma nossa escola. Boa noite a todos.”



Para saber mais sobre o nosso município segue a nossa página no Facebook: Oiapoque Nossa História

Nenhum comentário:

Postar um comentário