quinta-feira, 7 de junho de 2018

MAIO OIAPOQUE

Olá pessoal, vamos agora a nossa postagem mensal sobre as imagens e vídeos que marcaram o mês de Maio no município de Oiapoque. Este foi um mês de muitos acontecimentos registrados nas redes sociais, e vamos selecionar os mais marcantes e tentar não ser repetitivo, principalmente em imagens, que já tenham ganhado espaço nas edições anteriores.



A primeira semana de maio sem dúvida foi muito interessante. Primeiro tivemos um registro do dia 02 de maio e publicado no dia 04 no Facebook, onde temos dois vídeos mostrando a dificuldade que professores tem no ramal da Vila Velha para se chegar ao seu destino. As filmagens são incríveis pela situação registrada, fiquei impressionado com o que vi. Os vídeos foram compartilhados mais de 600 vezes e um dos vídeos já tem mais de 30 mil visualizações.

Facebook: Armando Rogerio Cavalcante

Tivemos também na primeira semana do mês, a interdição da ponte que liga a cidade do Oiapoque com o distrito de Clevelândia do Norte. Essa situação gerou transtornos para a população dos dois lado, que tiveram que fazer a travessia pelo rio Oiapoque ou Pantanarri para chegar aos seus destinos. E paralelamente a isso a população oiapoquense ainda teve a paralisação das aulas na Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, pois foi concluído que a instituição apresentava sério risco à vida dos alunos e dos profissionais desta escola, e para se evitar danos irreversíveis a instituição paralisou. Hoje o problema da ponte foi "resolvido" e a escola ainda continua sem atividade, e se tudo ocorrer como estão dizendo é bem provável que a Escola volte a funcionar neste mês de junho. (Imagens compartilhadas via WhatsApp)







 


No dia 04 de maio o Oiapoque apareceu em rede nacional na campanha promovida pela a Rede Globo, O Brasil Que Eu Quero. E teve muita repercussão na nossa cidade, e na nossa página, onde acompanhamos os vídeos de outros municípios do nosso Estado dessa campanha, foi um dos vídeos mais assistido com mais de 6 mil visualizações.

Facebook: Adriana Dutra Moura

Na primeira semana houve uma tentativa de fuga no Centro de Custódia de Oiapoque mas sem êxito. Três internos se aproveitando da situação favorável empreenderam fuga, mas logo foram capturados pela a guarnição que estava de plantão. 




E pra finalizar os destaques dessa primeira semana, o Oiapoque teve a presença ilustre do ator Francês Lambert Wilson, que esteve nessas bandas Amapá e Guiana Francesa fazendo parte da Expedição ao Brasil com a ONG Greenpeace. E na oportunidade fizeram vários registros com esse ator, lembrado principalmente pela a sua participação no segundo filme da trilogia Matrix Reloaded.

Facebook: Pablo Santos e Lambert Wilson

Facebook: Ronaldo Pereira

Facebook: Dolores Pantoja

Entrando agora nos registros da segunda semana temos essas imagens. As fortes chuvas somadas com a inferência humana no espaço geográfico rendem, no minimo, esses registros.

Facebook: Rubens Santos

Facebook: Rubens Santos

Aqui cabe espaço para esse registro, o lixão onde é despejado os dejetos da cidade. E que de tempo em tempo é objeto da indignação e debate da população pelos transtornos que é para os moradores próximo de sua localidade.

Facebook: Marcus Rean Araujo Cruz

Tivemos também muitos registros da situação das ruas em Oiapoque, fotos e vídeos das ruas esburacadas e atoleiros no começo dessa segunda semana até o final do mês.

Facebook: Nathanni Queiroz dos Santos

Faccebook: Wanessa Farai

Facebook: Vaneza Ferreira

Via WhastApp

Segue os link abaixo para ver vídeos de alguns registros das ruas de Oiapoque por esse período.




Entrando na terceira semana do mês, temos na nossa página um vídeo detalhando a prisão de um brasileiro que cometeu crimes na Guiana Francesa e veio se esconder no Oiapoque. Segue abaixo o link do vídeo onde os delegados de Oiapoque dão detalhes da ação que resultou na prisão desse foragido da justiça.


E os acontecimentos que marcaram a terceira semana foram a manifestação popular que resultou no bloqueio da BR 156 por 4 dias, onde uma decisão judicial determinou uso da força policial para o desbloqueio seguido de multa, contudo a liderança que esteve a frente da manifestação teve comunicação com o Governo aonde foram apresentada as pautas da manifestação, e que obtiveram uma resposta do Governo. Segue agora alguns registros dessa manifestação.












Para saber mais sobre essa manifestação segue também os links de vídeos abaixo.






Resultado das negociações com o Governo


E paralelamente ao bloqueio da BR 156, acontecia uma outra passeata na nossa cidade promovida pela Prefeitura, mas dessa vez tendo como o tema O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Facebook: Flávio Araújo

Facebook: Prefeitura de Oiapoque

Entrando na quarta semana teremos entre os acontecimentos o aniversário do nosso município. Oiapoque completou no dia 23 de maio 73 anos desde a sua criação em 1945. E a festividade principal, como nos anos anteriores, ficou por conta da Prefeitura. E nesse ano a população também contou com várias programações. Mas o que chamou muito atenção foi o fato da festa ter sido após a semana da manifestação popular que parou a cidade por 4 dias. E mesmo com todo o conhecimento dos problemas na nossa cidade, que levou boa parte da população às ruas, isso não impediu a semana da comemoração dos 73 anos da cidade. Segue agora vários registros da programação. (Todas as imagens podem ser encontrada na Página da Prefeitura de Oiapoque).













Esse é um pequeno registro da noite Miss Oiapoque, compartilhado via WhatsApp.



Aproveitando o gancho do aniversário de Oiapoque, faço esse registro, pois o distrito de Clevelândia do Norte também aniversariou neste mês de Maio, no dia 05 completou 96 anos de sua criação.

Facebook: Clevelândia do Norte

Facebook: Prefeitura de Oiapoque

E quem aniversariou também neste mês foi o Campus do Instituto Técnico Federal no Oiapoque, que completou no dia 11 de maio 02 anos de sua criação.

Facebook: Grupo IFAP - Campus Avançado Oiapoque

Aconteceu também no final da quarta semana a decisão da Copa Cidade de Oiapoque 2018, onde o Campeão foi a equipe Estrela, que venceu o time do Porto nos pênaltis por 4x1 depois do empate em 0x0 no tempo normal.

Facebook: Adolfo Silva

E pra finalizar o mês de maio, e antes de entrar com alguns registro específicos, gostaria de registrar também aqui duas imagens de dois artigos que achei muito interessante sobre o nosso município.

Primeio do Portal de notícias Seles Nafes com o artigo 'Oiapoque: de onde vem a esperança?', que trouxe belas imagens em seu artigo, segue abaixo umas delas.




O segundo artigo que chamou atenção pelas a imagens foi do portal de noticias o Blog de Rocha que pode ser acessado por esse link MP-AP recomenda que GEA viabilize a reintegração de posse de imóveis estaduais ocupados irregularmente, em Oiapoque segue as imagens abaixo.




Entre vários eventos que aconteceram na nossa cidade neste mês de maio gostaria de dar destaque para dois. Primeiro o Happy Collors e o Dia das Mães.

Happy Collors aconteceu na primeira semana se estendendo do dia 05 para o dia 06. E houve o evento para os menores de 18 anos, principalmente as crianças e os adolescentes, até chegar o horário só para os adultos.

Facebook: Pimenta Rafael
O Dia das mães foi outro evento que marcou, principalmente para as mães, a cidade de Oiapoque. A Prefeitura realizou um grande evento na cidade com sorteio de muitos prêmios, e sem dúvida repercutiu bastante na cidade.



Momento cômico. Em todos os meses até aqui, teve aquelas charges ironizando alguma situação. E neste mês trago duas imagens que circularam nas redes sociais e que teve de alguma forma a nossa cidade envolvida.

A primeira satirizando o estado das ruas de Oiapoque com os buracos.


A segunda imagem trata-se de um episódio envolvendo o jogador do Flamengo, que após comemorar gol, só se deparou com o impedido muito tempo depois de ter corrido para a torcida. E pela a charge passou pelo o Oiapoque também antes de se deparar com o impedimento.




Bom agora vamos a uma sequência maravilhosa de imagens selecionadas no Instagram. Muitas imagens boas o mês de maio nos reservou. Selecionei algumas de muitas postagens vista para essa seleção. Fiquem agora com as imagens selecionadas.

Instagram: BabChoup

Instagram: Castetsurloyapock

Instagram: Alexsandro.matana

Instagram: Felipe_facanha_8

Instagram: Antoniomarino73

Instagram: Ophilrocha

Instagram: Ophilrocha

Instagram: Pbelart

Instagram: Nicoredoute

Então pessoal, finalizamos aqui mais uma edição mensal de imagens e vídeos dos acontecimentos que marcaram a nossa cidade neste mês de maio. E este mês sem dúvida foi muito movimentado, e muitos eventos ficaram de fora dessa seleção. Mas fica aí o resultado final, espero que gostem e compartilhem esse trabalho. E para acompanhar mais sobre o nosso trabalho fiquem com os links de nossas redes sociais e venham se ajuntar conosco, até a próxima.

Nossa Página no Facebook

Nosso Instagram

Nosso Canal no Youtube

Um comentário: