quarta-feira, 20 de agosto de 2014

NOSTÁLGICO DIA DA PÁTRIA

Comemorado nos dias 7 de setembro, a Independência do Brasil é um momento especial para a nação brasileira, pois é a data convencionada para celebrarmos a emancipação administrativa e econômica do Reino Unido de Portugal, ao menos simbolicamente pelas controvérsias.

No ano de 1822, as margens do Riacho Ipiranga (São Paulo), o príncipe regente do Brasil (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil) teria bradado o suposto grito do Ipiranga ''Independência ou Morte", iniciando assim o processo de libertação do Brasil de Portugal.

A partir de então o dia 7 de Setembro ou Dia da Pátria se tornou um feriado nacional pela Lei Federal número 662, publicada em 6 de abril de 1949:
 Art. 1o São feriados nacionais os dias 1o de janeiro, 21 de abril, 1o de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.(Redação dada pela Lei nº 10.607, de 19.12.2002)

abaixo está a Lei que discorre acerca do dia 7 especificamente e como ocorrerá as festividades dessa data importante para a nação.


LEI Nº 5.571, DE 28 DE NOVEMBRO DE 1969

Denomina “Dia da Independência” a data de sete de setembro e traça normas para a sua comemoração.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Sob a denominação de “Dia da Independência”, a data de sete de setembro será comemorada anualmente, em todo o território nacional, de conformidade com o disposto nesta Lei e as instruções que forem expedidas pelas autoridades competentes.

Art. 2º Caberá ao Ministério da Educação e Cultura, em coordenação com as Secretarias de Educação dos Estados e com as Prefeituras Municipais organizar e levar a efeito solenidades e atos civis comemorativos do “Dia da Independência”.

Art.3º Com a finalidade de explicar o significado político do acontecimento, exaltai a ideia de pátria estimular o amor à liberdade, cultuar as tradições nacionais, estimula os sentimentos de solidariedade e o amor ao trabalho construtivo como fatores de preservação e fortalecimento da Independência, os órgãos e entidades a que se refere o artigo anterior farão realizar:

a) no dia útil imediatamente anterior à data histórica, palestras cívicas nos estabelecimentos de ensino, por componentes dos respectivos corpos docente, discente ou pessoas especialmente convidadas;

b) no dia sete de setembro, festas e espetáculos públicos, preferentemente de cunho folclórico, palestras e conferências, se possível irradiadas e televisadas, exposições, divulgação de poemas, artigos, estudos, contos, fotografias e outros alusivos à data.

Parágrafo único. Sempre que possível a coincidência, a inauguração de obras públicas, bem como a de particulares de real significado para o progresso nacional deverá constar dos atos e solenidades comemorativas do “Dia da Independência”.

Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Então como está disposto no artigo 1º da lei do Dia da Pátria, esta data é comemorada anualmente em todo o território nacional. Eis o ponto central da postagem. Não é a minha intenção discorrer sobre todos os acontecimentos históricos a respeito de tal data, a internet está recheadas de assuntos com tal propósito. 

Agora com certeza essa data, esse dia, feriado, festividade de alguma forma fez parte de sua vida. Seja participando do desfile, palestras, espetáculos públicos ou simplesmente prestigiando como telespectador todos esses eventos.

E no caso de nós Oiapoquenses, creio eu que todos que findaram o ensino primário e secundário devem ter descido em algum momento da jornada escolar a Barão do Rio Branco, com os diversos blocos ou pelotões das escolas da cidade; ou como falei acima, ao menos se deslocou, em algum momento da vida, à Barão a fim de prestigiar o evento.

Início da década de 70
 A postagem da foto acima foi autorizada pela Blogueira Alcilene Cavalcante. E a postagem sobre a foto pode ser encontrada no link abaixo.
http://www.alcilenecavalcante.com.br/alcilene/repiquete-e-memoria-159/comment-page-1#comment-66939


O vídeo abaixo é de alguns momentos do desfile realizado em 2011, da apresentação das Escolas Joaquim Caetano da Silva e Maria Leopoldina e do Exército Brasileiro.



Esse outro vídeo é do Pelotão Especial da Escola Estadual Joaquim Nabuco. Um clássico Pelotão com a apresentação de suas evoluções. Creio ser um dos momentos mais esperado do dia.



Então moçada, no mais é isso. Além de ser uma data importante para o Brasil, e de ser um momento em que aqueles que desfilaram um dia, devem está acompanhando sua prole hoje, o fato é que esse momento é muito especial em que uni a população num sentimento de entretenimento e alegria. Admito que até bate certa nostalgia daquela sensação de ansiedade nos instantes que antecede o desfile. Mencionando também que nos últimos anos o desfile na cidade tem sido a noite, em função do calor. Que a meu ver, deveria ser sempre a noite no Oiapoque, com o município prestando a total segurança a todos presentes. Então a menos  de 3 semanas dessa data comemorativa, compartilho essa postagem com vocês. E que possa ser muito gostoso prestigiar esse momento na cidade, 7 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário