sexta-feira, 30 de março de 2018

MARTINICA ONTEM OIAPOQUE HOJE

É um prazer falar da professora 𝐑𝐨𝐬𝐞𝐦𝐚𝐫𝐲 𝐂𝐨𝐬𝐭𝐚 e de suas obras 𝐌𝐚𝐫𝐭𝐢𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐎𝐧𝐭𝐞𝐦 e 𝐎𝐢𝐚𝐩𝐨𝐪𝐮𝐞 𝐇𝐨𝐣𝐞.
Fotos: Kleris Vieira

Primeiro que tive a oportunidade de tê-la como professora no Ensino Fundamental. Segundo que ao tentar comprar os seus livros, acabei que ganhando de graça e ainda com dedicatória. E guardo com muito carinho, tanto que fica guardado no mesmo local dos livros preciosos que já li, e nisso incluo as minhas Bíblias.
Eu demorei muito tempo para me aflorar para a literatura oiapoquense, como todo jovem vigoroso eu sempre estava ingerindo literaturas externas. E ainda hoje me considero um analfabeto no que diz respeito a cultura do meu município. E os primeiros livros que tive contato, onde o seu conteúdo era exclusivamente sobre o Oiapoque, foram os livros da professora Rosemary Costa. Foram as minhas cartilhas do abecedário.
Praticamente tudo que pode ser achado nas nossas redes sociais sobre o Oiapoque vem dessas obras. Foi lendo esses livros que aprendi o nome da nossa praça, por exemplo. E frequentemente as uso como fonte de pesquisa para auxiliar nas minhas escritas. E como já desenvolvo a algum tempo esse projeto ONH, já estou pegando a coisa, conhecendo mais sobre o nosso Estado, nossos poetas, livros que quero adquirir para ampliar ainda mais o meu conhecimento sobre o Amapá e o Oiapoque.
Claro que você jamais vai encontrar algo como As Crônicas de Gelo e Fogo😅. Mas quando eu terminei de ler os dois livros, a sensação que produziu, acredito eu, que foi a mesma em alguém que está aprendendo a ler ou a dominar o alfabeto. Foi uma sensação incrível, eu poderia tentar descrever, mas isso é tão precioso que é melhor deixar para uma outra ocasião.
Mas fica a dica dessas obras da professora Rosemary Costa, pra quem quer engatinhar sobre a história do nosso município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário